Módulo 1 - Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
- Comentário individual sobre a temática :
Da sua
experiência pessoal e/ou profissional de contacto com crianças, jovens ou
adultos com incapacidade e/ou deficiência que barreiras lhe parecem mais
evidentes persistirem?
Da minha experiência profissional de contacto com crianças
e jovens com incapacidade e/ou deficiência, as barreiras que me parecem mais
evidentes e que persistem são:
a) Falta
de preparo e estratégias pedagógicas dos professores
b) Falta
de recursos e meios nas escolas
c) Dificuldades
no acompanhamento.
d)
Inexistência de oficinas (carpintaria,
atividades domésticas, culinária, informática…) nas próprias escolas, a fim de
se proporcionar formação vocacional/profissional aos jovens com CEI e PIT.
e)
A falta de recursos humanos afetos à
escola (docentes de educação especial, terapeutas da fala, psicólogos).
f)
A pouca colaboração e
responsabilidade de alguns pais.
Também nos deparamos
com outras barreiras, falta de recursos materiais, falta de recursos humanos afetos
à escola (docentes de educação especial, terapeutas da fala, psicólogos). É
essencial que se faça um acompanhamento mais constante ao aluno para que se
verifiquem os progressos tão desejados.
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