Módulo 4

Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis




Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

O potencial dos recursos publicados em formato livre e acessível é, evidentemente, enorme. Enquanto Professora e/ou Formadora quase diariamente recorro às publicações na Internet para obter materiais, software ou apenas ideias para construir materiais.
Mas MOOC é um grande exemplo de como é possível formar várias pessoas ao mesmo tempo em diferentes partes do mundo.
Numa época cada vez mais digital, estes recursos de acesso livre são preciosos no interior de uma sala de aulas cuja diversidade de alunos é cada vez maior.
Como formadora de docentes, esses espaços virtuais têm servido também como repositórios, partilhando os conhecimentos adquiridos e causando satisfação pela relativa facilidade com que estão acessíveis.

Como formanda e participante em alguns MOOC verifiquei como o número potencial de utilizadores, sendo enorme, permite contribuir para o acervo global de recursos tornando as experiências nestes ambientes uma mais-valia.

Por outro lado, o crescimento exponencial da licença Creative Commons (licença aberta para o espaço na Internet que permite que se possa partilhar e reutilizar materiais licenciados sem medo de se ser processado) sendo a licença mais conhecida para conteúdos, tem representado um avanço na implementação e incentivo à disponibilização grátis de materiais de aprendizagem.

Esta estratégia de utilizar os Recursos Educativos Abertos veio revolucionar os papéis dos diversos personagens dentro de uma sala de aula. A responsabilidade de disponibilizar os recursos já não é só do professor mas partilhada colaborativamente com os alunos.

Os alunos já não se limitam a serem recetores e interpretadores dos conteúdos dos recursos, mas são produtores e a sua colaboração ultrapassa as barreiras da sala de aula.



 

Dando seguimento à WebQuest desenvolvida no Módulo III, apresenta-se neste módulo uma animação sobre “Ergonomia”, criada utilizando do recurso PowToon.


Procura mostrar-se, de forma simples, como Adotar regras de ergonomia subjacentes ao uso de computadores.
Como salientei anteriormente, este trabalho foi produzido com o recurso PowToon, onde de seguida lhe foi atribuí a licença Creative Commons.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.



 
Relativamente à opinião sobre um dos trabalhos realizados por colegas, gostaria de referir que estão todos excelentes e muito educativos, no entanto gostaria de salientar o trabalho da colega Susan Martins (Book Builder sobre Higiene Pessoal) que construiu um recurso educativo que até pode ser utilizado em contexto de sala de aula. Penso que cumpre plenamente o objetivo pedido para este módulo. Parabéns colega!

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1
clique na imagem para visualizar o trabalho
  

Sem comentários:

Enviar um comentário