Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de
recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em
que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
O
potencial dos recursos publicados em formato livre e acessível é, evidentemente,
enorme. Enquanto Professora e/ou Formadora quase diariamente recorro às
publicações na Internet para obter materiais, software ou apenas ideias para
construir materiais.
Mas
MOOC é um grande exemplo de como é possível formar várias pessoas ao mesmo
tempo em diferentes partes do mundo.
Numa
época cada vez mais digital, estes recursos de acesso livre são preciosos no
interior de uma sala de aulas cuja diversidade de alunos é cada vez maior.
Como
formadora de docentes, esses espaços virtuais têm servido também como
repositórios, partilhando os conhecimentos adquiridos e causando satisfação
pela relativa facilidade com que estão acessíveis.
Como formanda e participante em alguns MOOC verifiquei como o número potencial de utilizadores, sendo enorme, permite contribuir para o acervo global de recursos tornando as experiências nestes ambientes uma mais-valia.
Como formanda e participante em alguns MOOC verifiquei como o número potencial de utilizadores, sendo enorme, permite contribuir para o acervo global de recursos tornando as experiências nestes ambientes uma mais-valia.
Por
outro lado, o crescimento exponencial da licença Creative Commons (licença
aberta para o espaço na Internet que permite que se possa partilhar e
reutilizar materiais licenciados sem medo de se ser processado) sendo a licença
mais conhecida para conteúdos, tem representado um avanço na implementação e
incentivo à disponibilização grátis de materiais de aprendizagem.
Esta
estratégia de utilizar os Recursos Educativos Abertos veio revolucionar os
papéis dos diversos personagens dentro de uma sala de aula. A responsabilidade
de disponibilizar os recursos já não é só do professor mas partilhada
colaborativamente com os alunos.
Os
alunos já não se limitam a serem recetores e interpretadores dos conteúdos dos
recursos, mas são produtores e a sua colaboração ultrapassa as barreiras da
sala de aula.
Dando seguimento à WebQuest desenvolvida no Módulo III, apresenta-se neste módulo uma animação sobre “Ergonomia”, criada utilizando do recurso PowToon.
Procura mostrar-se, de forma simples, como Adotar regras de
ergonomia subjacentes ao uso de computadores.
Como salientei anteriormente, este trabalho foi produzido com o
recurso PowToon, onde de seguida lhe foi atribuí a licença Creative Commons.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Relativamente à opinião
sobre um dos trabalhos realizados por colegas, gostaria de referir que estão
todos excelentes e muito educativos, no entanto gostaria de salientar o
trabalho da colega Susan Martins (Book Builder
sobre Higiene Pessoal) que construiu um recurso educativo que até pode
ser utilizado em contexto de sala de aula. Penso que cumpre plenamente o
objetivo pedido para este módulo. Parabéns colega!
clique na imagem para visualizar o trabalho
Sem comentários:
Enviar um comentário