Módulo 2

Módulo 2 - Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio
 
 
"Superar Barreiras" é uma ideia que devemos pocurar incutir a todo aquele que as demonstre.
Deve-se colaborar ativamente para a melhoria das acessibilidades de pessoas com necessidades especiais - eliminar as barreiras arquitectónicas existentes através de soluções standard apropriadas ou elaborar projectos específicos.
São situações com que, muitas das vezes, deparamos no dia-a-dia.
 

 
  • Comentário individual sobre a temática :
Questão para estimular a discussão: Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

Da minha experiência, pouco poderei referir sobre as tecnologias de apoio utilizadas pelos meus alunos. Só tive um aluno cego, que usava documentos em Braile que a colega do Ensino Especial, convertia dos meus documentos, para que o aluno pudesse realizar os exercícios no PC, eu acompanhava a sua realização e ajudava o aluno. Como sou professora de informática, nunca tive grandes problemas em usar as ferramentas tecnológicas para ajudar o aluno.
Também tive um aluno surdo e mudo, com esse tinha grandes dificuldades, pois tinha que falar devagar e sempre a olhar para o aluno, para que ele pudesse ler os meus lábios, era muito complicado. Este ano voltamos a ter alunos surdos e mudos, vindos da escola de Riachos, que é uma Escola de Referência de Educação Bilingue de Alunos Surdos e Unidades de multideficiência. Mas como a minha escola Artur Gonçalves se agrupou com a Escola de Riachos, este ano temos os professores a acompanhar esses alunos, o que é ótimo, pois é uma grande ajuda para quem está a trabalhar com eles.
O Centro de Formação, também está a realizar formações de “Língua gestual portuguesaaos professores que locionam com esses alunos e não só, o que tem sido uma mais-valia.
Ao longos da minha atividade profissional sempre tive alunos NEE, com dificuldades cognitivas e emocionais e como uso o computador este tem sido um elemento indispensável ao meu trabalho diário. Também é verdade que nas minhas aulas de Informática usamos sempre o computador que será, eventualmente, por si só, uma ferramenta de apoio usada por alguns alunos com necessidades educativas especiais.
Concordo, obviamente, que temos que usar todos os recursos que forem possíveis para que todos os alunos possam aproveitar os ambientes de aprendizagem da melhor forma possível.
Este MOOC é importante para nos alertar sobre as questões relacionadas com a inclusão permitindo assim que estejamos mais preparados para as eventualidades que nos possam surgir.
Conclusão: Os profissionais da educação necessitam de estar munidos de recursos educativos de forma a conseguirem uma intervenção mais eficaz. Neste sentido, considero muito relevante a frequência do curso “Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014”, pela diversificação de recursos disponibilizados, que em muito contribuirão para o meu enriquecimento profissional.

 
 

 

Utilizei um simulador de validação de acessibilidades Web (AccessMonitor) e analisei o meu E-Portefólio para verificar se cumpre as regras de acessibilidade WCAG.
 


 


Onde verifiquei que terei que fazer alguns melhoramentos, pois apresenta alguns erros na sua construção.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário